Pages

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alimentação

A alimentação consiste em 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol miúdo. Deixar nos alimentadores para ser consumido conforme necessidade da ave. Atualmente se encontram alimentos prontos a granel (por quilo) ou em pacotes fechados, de diversas marcas. Estes alimentos, via de regra, possuem a constituição acima adicionada de algum(ns) ingrediente(s) variando de fabricante para fabricante. A granel podem ser encontradas rações para periquitos ou calopsitas (embora esta última seja mais difícil de ser encontrada). Atualmente podem ser encontrados alimentos extrusados prontos para estas aves.. Estes alimentos extrusados contém prebióticos que ajudam na saúde das aves. Também existem alimentos extrusados preparados especialmente para as épocas de reprodução, muda e estresse das aves. Note que nem todas as aves aceitam prontamente alimentos extrusados devendo haver uma transição programada ou misturada à ração normal.



Farinhadas. Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em pet shops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido normalmente amassado com fubá. Alguns criadores misturam Neston nesta farinhada caseira. Porém deve ser obrigatoriamente retirada após algumas horas para não estragar e afetar as aves. As farinhadas comerciais têm um período de validade maior visto serem desidratadas


Ração própria para calopsitas. Escolha as que estejam embaladas e que tenham procedência. Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro.Peneire 2 vezes por dia e troque a ração, pelo menos , uma vez por semana.
Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, mix de frutas, etc.As minhas calopsitas comem nutrópica mas eu misturo a ração o meio da semente, pois se coloco somente a ração, uma das minhas calopsitas não come, mas lembrando que se você for trocar a alimentação da calopsita isso deve ser feito de pouco em pouco até que a sua ave esteja totalmente acostumada com a ração, eu não troquei de vez porque na natureza elas se alimentam de sementes, por isso tem o bico, então não quis privalas das sementes, mas complemento com ração para ter uma dieta balanceada.Já ouvi bastante gente falando que a ração da nutrópica solta o intestino das aves, mas as minhas nunca tiveram problemas, mas também tem a opção da megazoo e da alcon se voc^não quiser dar nutrópica.




DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve  (à vontade), jiló, catalônia, almeirão,  cenoura,  beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula,  abobrinha, bróculis, couve-flor etc.

DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).
Milho verde. 1 vez por semana (cozido -  nunca  dê cru). Por que não dar milho crú?  Entre outros fatores,  o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias  e pode também  facilitar o desenvolvimento  de coccidiose.

Alimentos PROIBIDOS: alface, abacate, semente de maçã, Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalípto , feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.





0 comentários:

Postar um comentário